sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Um dia de domingo


Um domingo de sol. Convite feito para a beira de um rio. movimentação desde cedo na casa. Vamos reunir a família e amigos. Cada um leva o que tem em casa. O importante vai ser a partilha e a alegria do domingo. Bom dia. Como vai? Vamos carregar a lenha. Quanta carne. Vamos separar o que vai ser assado primeiro. Ajeitamos um espaço para a mesa grande. Saladas, pão, cuca. Maravilha. Bebidas ficam na sombra. A criançada vem passar protetor e repelente. Gente grande também precisa. Vamos se cuidar. Quem se arrisca na água? Tá fria ainda. Bora jogar futebol. Perna de pau chuta pra Canela Fina...feitooooooooooooo...golaço...Ops! A bola caiu na água..Vamos buscar...Mamães preocupadas com os filhos. Cuidado com as pedras. Não vai no fundo! Presta atenção guri! Tem gente com fome e a carne tá assada. Silêncio...Alguém serve refri pros piá? Quanta fartura. Hora de descansar um pouco. Rede no chão, na árvore, tapete, toalha. Tudo vira cama e conforto. Quem quer um carteado? Opá..gente grande também quer se refrescar. Tem bolo, cuca, carne, calça virada pra quem quiser fazer um lanche. Vamos se recolher.. Quanta roupa suja. Esse pote é de quem??Tu quer um pouco de carne?? Cadê o teu chinelo?
Banho da criançada, serviço feito, fogão à lenha fumaceando. A chaminé anuncia o final de um dia e o começo de uma noite fresca. Boa noite pai. Vamos durmir querida? Felicidade que existe aqui!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Gosto de vida....


eu acordei triste...não havia encontrado razões para me alegrar em um dia tão chato, marcado por centenas de páginas de textos e sínteses...mórbido pelo clima que me deixa cansado, sem ânimo. teria certeza de que tudo perderia a razão...porém a chance de abrir a janela do meu quarto e ver o sol radiante surgindo me fez acreditar que nem tudo é tristeza...percebi então que posso ser feliz por poder enxergar o sol..tantos que não podem ver o brilho dele no céu azul, ou seu reflexo nas flores que cercam meu jardim...senti cheiro de algo doce....devem ser as flores de laranjeira....ou das pitangas....e quantos que talvez não podem sentir cheiros ou o único cheiro é do esgoto que corre na porta de sua casa...ouvi os pássaros cantarem logo cedo...poderia reclamar por atrapalharem meu sono, mas lembrei daqueles que não ouvem...o silencio é a música permanente em seus ouvidos...não ouvem pássaros, galos, cachoeiras...poderia reclamar de ter que sair da minha cama...do conforto dos meus lençóis...porém recordei dos que não tem aonde durmir, vivem nas calçadas...se cobrem com jornais, suas roupas estão sujas e rasgadas...
o segredo não está no luxo e na grandeza de sua casa, suas roupas, seus perfumes e suas marcas...
está no brilho do olhar de um amigo que abraça, no perfume de alguma flor, no sabor de alguma fruta. o segredo está aonde a gente menos quer olhar, aonde a gente menos quer enxergar vida..
o segredo da vida está em um pássaro que te acorda e te embala o dia todo com teu canto...está no calor de um abraço forte, de um beijo sereno...e por mais longe que isto possa estar de ti, não deixe de acreditar na capacidade de poder contemplar isso...abrace, beije, ouça, sinta, prove, goste, ame, saboreie, simplifique.....